top of page

Protecção de recursos


A proteção de recursos é quando um cão controla o acesso aos alimentos, objetos, pessoas e locais que são importantes para ele por meio de uma linguagem corporal defensiva ou de uma exibição agressiva aberta . Este é um comportamento canino relativamente comum e é influenciado por uma série de estímulos ambientais e situacionais, incluindo o instinto natural do cão para sobreviver.

O cão que primeiro tem acesso à comida, por exemplo, tem vantagem nutricional sobre os outros e, embora milhares de anos de domesticação tenham mudado o cão de muitas maneiras, o instinto pode permanecer profundamente enraizado. Os cães provavelmente evoluíram de necrófagos e os necrófagos não precisam de membros da matilha para sobreviver. Na verdade, neste cenário, outros cães estão a competir por comida e sentem ameaçada a sobrevivência, então proteger o acesso aos restos torna-se extremamente importante.

Os cães que protegem os recursos são inseguros? A proteção de recursos geralmente é uma manifestação da profunda insegurança e incapacidade do cão para lidar bem com uma situação social, mesmo com pessoas e outros cães que ele conhece.

  • Um cão inseguro pode ver qualquer pessoa como uma ameaça potencial a um recurso, seja esse recurso comida, brinquedos, espaço, um companheiro ou acesso a uma pessoa.

  • Um guardião de recursos não vai tolerar competição e guardará o recurso para manter o acesso prioritário.

  • A ameaça de perda do recurso e a sensação boa que o recurso proporciona tornam o cão mais vigilante, zangado e irritado.

Devo punir meu cão por recursos de guarda? Como as pessoas geralmente não entendem porque é que os seus cães guardam recursos e porque existe competição social, muitos donos de cães que guardam recursos costumam ficar com raiva e confrontam os seus cães. O confronto, entretanto, aumenta e a competição faz com que o cão guarde ainda mais o recurso contestado. Usar punição física num cão que guarda o recurso é exatamente o oposto do que precisa fazer. Em vez disso, tente entender o seu cão e trabalhe para incutir mais confiança no cão para que ele se sinta menos ameaçado.

Ao trabalhar para reabilitar um cão que protege agressivamente os seus recursos, ele não deve ser ‘dominado’ até a submissão, nem deve ser desafiado ou punido fisicamente.

A proteção de recursos pode ser um comportamento muito perigoso de se trabalhar, contacte um treinador qualificado.

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page