top of page

Cães Vs Lobos


Muitas pessoas presumem que, como os cães evoluíram dos lobos, podemos e devemos facilmente identificar pontos em comum e usar o que vemos no comportamento dos lobos para ajudar a explicar como entender os nossos cães.

Péssima ideia.

Embora cães e lobos sejam geneticamente semelhantes, eles estão separados por pelo menos quinze mil anos de domesticação que os mudou de muitas maneiras importantes. O cão de hoje é geneticamente semelhante ao lobo quanto nós humanos, somos aos chimpanzés. Quando considera o abismo evolutivo e comportamental entre os chimpanzés e os humanos, fica claro que, embora os lobos e os cães compartilhem certas características fisiológicas e comportamentais, eles são muito diferentes uns dos outros.

Os cães não são lobos socializados. A domesticação não apenas os separou fisiologicamente, mas também influenciou muito seu desenvolvimento emocional. A diferença nos estágios de desenvolvimento entre lobos e cães no início da vida é aguda o suficiente para afetar sua capacidade de formar relacionamentos sociais ao longo da vida.

Embora os cães generalizem as relações sociais para os humanos e sejam de fácil adaptação a situações de mudança, os lobos são muito específicos no que toca à socialização e não se adaptam bem a novidades, mesmo quando criados em cativeiro com ou perto de humanos.

Portanto, se o modelo do lobo cativo nos levou para o caminho errado, que modelo devemos usar para nos ajudar a entender a dinâmica de uma matilha de cães moderna?

A observação de cães selvagens dá-nos uma imagem muito mais precisa da estrutura social do cão do que as matilhas de lobos selvagens ou em cativeiro. É mais provável que os cães sejam descendentes de cães selvagens solitários, que procuravam lixo humano para se alimentar do que de uma verdadeira matilha familiar.

Milhares de anos de separação do lobo também alteraram o comportamento social dos cães selvagens, porque eles não permanecem em matilhas familiares fixas . Embora os únicos lobos que acasalam numa matilha sejam o casal reprodutor, na população de cães selvagens o acasalamento é indiferenciado; pode ocorrer entre cães de um grupo familiar ou entre cães de grupos diferentes.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page