Cheiro


Embora o cérebro de um cão tenha apenas um décimo do tamanho do cérebro humano, a parte do cérebro do cão que se dedica à análise de cheiros é quarenta vezes maior do que a de um humano. O olfato de um cão é, portanto, estimado cem mil vezes melhor do que o nosso.

Os cães usam o nariz de várias maneiras incríveis. Embora possa parecer repugnante para os humanos, os cães farejam a zona genital uns dos outros porque essa atividade fornece aos cães muitas informações. Um cão pode dizer a idade, sexo, estado reprodutivo e saúde do outro cão apenas pelo cheiro dessas áreas.

Os cães podem sentir o cheiro do medo? O suor humano carrega odores que mudam dependendo da concentração de hormonas no corpo. Quando uma pessoa está com stress ou com medo, a adrenalina é libertada na corrente sanguínea, o que eleva a frequência cardíaca e a produção de suor. Os produtos químicos do stress libertados quando um ser humano está em estado de alarme, junto com a tensão corporal e a respiração superficial, são facilmente detectados por um cão.

Cheiro e emoções Em cães, o cheiro vai direto para o sistema límbico que regula o humor e impulsiona as emoções e a memória. Ao usar comida ao ensinar, pode aproveitar o poderoso olfato de um cão para ajudá-lo a aprender e alcançar estabilidade emocional – uma parte importante da educação sensorial. A comida é uma parte importante do processo de aprendizagem e pode ajudar os cães nervosos e ansiosos a superar os seus medos.

Usar outros aromas, como feromónio sintético que apazigua cães ou lavanda que ajuda a diminuir a ansiedade, promovendo sensações de calma; assim como colocar uma camisa com o seu cheiro na cama do seu cão pode ajudá-lo a lidar com a sua ausência.

Incentivar o seu cão a aprender, usando o trabalho olfativo para melhorar o seu estado mental e físico é uma forma de utilizar o sentido do olfato para encorajá-lo a realizar tarefas que enriquecem a sua vida e ajudam a superar quaisquer problemas emocionais que ele possa ter.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo