top of page

Ansiedade por separação


A ansiedade por separação é um dos problemas de comportamento mais difíceis de lidar em cães, porque uma modificação bem-sucedida depende da presença de pessoas, o tempo todo, durante o que pode ser um longo processo de alteração comportamental. É um problema extremamente importante de ser resolvido, tanto para o cão quanto para o dono, já que a ansiedade por separação é uma das principais razões pelas quais os cães são abandonados todos os anos.

Cães e humanos têm uma necessidade mútua de formar ligações sociais e, embora às vezes os cães possam sofrer de angústia pela separação, a maioria de nós aprende a lidar com a ausência de uma pessoa. Alguns cães ficam ansiosos quando são deixados sozinhos e exibem alguns ou todos os sinais clássicos dessa ansiedade, incluindo:

  • Vocalização excessiva (latidos)

  • Ritmo e inquietação

  • “Chorar”

  • Respiração Ofegante

  • Salivação excessiva

  • Fazer necessidades

  • Saltar à janela

A ansiedade por separação tem muitas causas, mas acredita-se que a genética e/ou uma história precoce de abandono podem contribuir para o que pode rapidamente se desenvolver num problema profundamente enraizado que é altamente resistente a mudanças.

Antes que um plano de tratamento possa ser elaborado, é importante ter a certeza de que o seu cão está a sofrer de ansiedade, em vez de ser apenas um cão entediado a tentar divertir-se durante sua ausência. Instalar uma câmara de vídeo e registrar as ações de seu cão enquanto ele está sozinho em casa será a forma mais precisa de verificar qual o comportamento em causa.

Porque é que o meu cão fica ansioso e destrói a casa? Os cães que sofrem de ansiedade por separação podem destruir qualquer coisa, desde uma destruição leve a uma grande destruição, quando deixados sozinhos. Essa destruição normalmente concentra-se em pontos de entrada, como portas e janelas, ou lugares e objetos que estão mais intimamente associados ao dono, como sapatos, a cama ou o sofá.

Cães ansiosos costumam mastigar coisas porque a mastigação liberta endorfinas prazerosas no corpo, promovendo uma sensação de calma – assim como alguns humanos libertam a tensão ao roer as unhas.

É claro que pode ser angustiante voltar para uma casa que foi destruída pelo seu cão, mas evite responder usando punições físicas ou emocionais – elas são ineficazes e só servem para aumentar a ansiedade do seu cão.

Como eu começo a modificar a ansiedade por separação do meu cachorro?

  • Em primeiro lugar, os cães ansiosos requerem exercícios apropriados, um potente analgésico é uma hora de exercício por dia. Ajuda a diminuir a ansiedade do cão, sendo particularmente eficaz se for feito um pouco antes de sua partida.

  • Tédio e falta de exercício contribuem para a ansiedade. Se o seu cão foi fisicamente exercitado e mentalmente estimulado antes de você sair, isso pode aumentar sua capacidade de lidar com a situação enquanto estiver fora.

  • O exercício diário pode ser complementado por um treino de ensino de conformidade que permite que o seu cão aprenda novas dicas básicas centradas no controlo dos seus impulsos e na resolução de problemas. Isso ajuda a ativar a parte de aprendizagem do cérebro do seu cão, que por sua vez desativa o centro emocional do cérebro responsável pela ansiedade.

  • É muito mais fácil para o seu cão lidar com a sua partida se fizer pouco caso dela, ou seja, não dar importância a esse momento. O mesmo é verdade quando regressar casa.

  • Os cães também são sensíveis a mudanças no seu ambiente e a transição da energia quando está presente para um silêncio em casa quando sai. Deixar luzes acesas e ferramentas como DogTV ou tocar música calmante especialmente projetada para cães durante a sua ausência ajudará a tornar a transição mais fácil.

  • A dessensibilização aos gatilhos da partida é importante, pois os cães podem ficar ansiosos assim que o veem ir buscar as chaves ou a vestir o casaco.

  • Mascarar esses gatilhos escondendo as chaves num lugar diferente, usando uma bolsa diferente ou não vestindo o casaco pode ajudar, mas mesmo assim o seu cão pode descobrir que se vai embora, pois a energia da partida é difícil de esconder.

  • A repetição constante por vários dias pode ajudar a dessensibilizar o seu cão até que as partidas não acionem mais uma resposta.

  • O tempo passado fora pode ser aumentado gradualmente até que o seu cão tenha certeza de que irá voltar.

Devo deixar o meu cachorro com brinquedos apropriados para atividades?

  • O seu cão pode estar muito ansioso para comer ou brincar com um brinquedo quando está ausente, por isso é importante apresentar brinquedos e/ou mastigações favoritos enquanto estiver presente, criando uma emoção positiva em torno desse brinquedo em particular.

  • Uma vez que o sentimento positivo em torno dos brinquedos tenha sido construído, pode dar-lhe alguns minutos antes de partir, o que permitirá que o cão fique a brincar quando sai.

  • Brinquedos interativos, como brinquedos de borracha recheados com guloseimas e bolas de guloseimas, podem ajudar a reorientar a mente, fazendo com que o seu cão liberte energia ansiosa sobre um item apropriado, em vez do sofá.

Na maioria dos casos verdadeiros de ansiedade por separação requerem a orientação de um treinador de cães qualificado que use o método positivo para ajudar no processo de modificação do comportamento.

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page